A importância da contabilidade e direito na proteção patrimonial

Em tempos de instabilidade na economia é perceptível o aumento de riscos para todo e qualquer negócio, inclusive para o patrimônio preservado. No entanto, com uma boa assessoria contábil é possível resguardar os bens para as próximas gerações.

É justamente com precaução que podem ser evitados problemas decorrentes não apenas da situação econômica, mas também de situações inesperadas. Afinal de contas, um casamento mal sucedido, uma ação trabalhista e até mesmo o rompimento de uma sociedade podem acarretar perdas significativas de patrimônio.

Nesse sentido, a proteção patrimonial se coloca como uma excelente prática que se populariza cada vez mais no cenário internacional e no Brasil. A assessoria contábil evita ou ao menos atenua possíveis prejuízos.

Quer saber mais a respeito do tema? Basta ficar de olho nas dicas que reunimos na publicação de hoje. Vale a pena conferir!

Afinal, o que é a proteção patrimonial?

Se você ainda não está familiarizado com o termo proteção patrimonial, vamos iniciar com uma definição mais clara sobre ele. Esse é o conjunto de medidas legais e contábeis que reduzem as chances de perda de bens empresariais ou particulares.

E engana-se quem acha que somente pessoas físicas com um padrão de vida muito elevado ou grandes empresas devem se preocupar com a questão. Os danos da perda patrimonial são ainda mais graves para pequenos empreendedores, profissionais liberais e produtores rurais.

Vale ressaltar, ainda, que a assessoria contábil responsável pela proteção patrimonial age completamente dentro da normatização vigente. Em nenhum momento são tomadas medidas ilegais ou antiéticas.

Muito pelo contrário! A ideia é justamente resguardar o proprietário de forma estratégica e inteligente contra possíveis problemas de todas naturezas e origens.

Vantagens em investir na proteção patrimonial

As ameaças ao patrimônio pessoal e empresarial são diversas. Porém, com as medidas prévias de proteção é possível obter uma série de vantagens e evitar perdas em situações como:

  • Questões fiscais e tributárias: as leis mudam constantemente e podem ser complexas, o que comumente leva ao descumprimento das obrigações fiscais de forma involuntária. Diante disso, as multas e advertências podem custar muito mais do que o investimento realizado na assessoria contábil para proteção patrimonial;
  • Questões familiares e societárias: em tempos de relações líquidas, desavenças e brigas familiares podem levar à partilha dos bens. O mesmo se aplica, e ainda com mais veemência, às relações com sócios. Mas medidas cautelares podem evitar o comprometimento do patrimônio com ocorrências inesperadas desse gênero;
  • Questões ambientais: embora poucas pessoas estejam atentas às questões ambientais, elas estão dentre as mais importantes. Às vezes, por conta de um descuido ou acidente, especialmente para quem mora ou empreende em zonas rurais, as multas podem ser complexas e de alto valor;
  • Questões trabalhistas: seja por conta de um empregado doméstico ou de um grupo de funcionários da empresa que se sinta lesado por ter seus direitos desrespeitados, uma ação trabalhista pode comprometer (e muito!) o patrimônio. Não são raros os casos de penhora de imóveis para quitar pendências determinadas pela justiça. A proteção patrimonial está atenta e dá proteção para esse tipo de problema também.

E esses são apenas alguns dos exemplos de situações em que seus bens podem ser preservados por uma assessoria contábil. Desde que ela seja bem feita, é claro.

Importância assessoria contábil e jurídica na proteção patrimonial

Ter o auxílio de uma assessoria contábil e jurídica é imprescindível para quem quer estar assegurado de que seus bens, sejam eles imóveis, investimentos, coleções valiosas, dinheiro ou patrimônios diversos, fiquem protegidos. Não somente por questões de perdas, mas também para encontrar soluções menos onerosas para transtornos inesperados.

A assessoria jurídica e contábil ajuda na preservação patrimonial em situações como:

  • Assinatura de contratos que coloquem bens como garantia;
  • Gestão financeira;
  • Gestão tributária;
  • Gestão sucessória;
  • Gestão societária;
  • Declarações de início ou fim de partilhas, testamentos, compromissos, união estável, entre outras;
  • Planejamento de fundos de investimentos, holdings familiares e empresas com propósitos pré determinados;
  • Entre outras.

Instrumentos para proteção do patrimônio

A assessoria contábil e jurídica faz uso de inúmeros instrumentos para proteção patrimonial. Dentre elas, estão mecanismos como:

  • Auditorias: periodicamente, são promovidas auditorias para garantir uma governança patrimonial que prevê e evita riscos. Medidas premeditadas contornam possíveis problemas tributários, trabalhistas e fiscais. Tais auditorias podem ser internas ou externas;
  • Doações de bens: seja em vida ou por meio de testamento, é realizado um planejamento sucessório para que os bens permaneçam na família com pessoas com as quais há um laço afetivo;
  • Recuperações judiciais ou falências: se for necessária uma medida extrema para quitar dívidas e transferir ações da esfera trabalhista para a justiça comum;
  • Casamentos, uniões estáveis e separações: a partilha de bens com o cônjuge em acordos pré nupciais, casamentos, uniões estáveis e separações também podem ser realizadas pela assessoria, inclusive visando evitar desgaste emocional de ambas as partes;
  • Holding patrimonial: medida cada vez mais utilizada onde são criadas duas empresas e uma delas é somente acessória para ter vantagens tributárias e legais.

Novamente, esses são somente exemplos para elucidar as estratégias de proteção patrimonial que podem ser aplicadas para garantir a preservação de seus bens. Quer saber mais a respeito ou tirar alguma dúvida? Entre em contato com a nossa equipe!

Mostrar Comentários

Comentários estão fechados.