Como usar a internet para conseguir mais clientes para o seu escritório de advocacia

O marketing muitas vezes é um assunto delicado para os advogados.
Isso porque é de conhecimento de todos que a OAB prevê algumas restrições, impossibilitando propagandas evasivas e indiscretas. Sendo assim, muitos acabam optando por não realizar nenhum tipo de publicidade, o que afeta diretamente no número de clientes atendidos.
Com base nisso, separamos algumas dicas de como usar a internet para conseguir clientes para o seu escritório de advocacia e como usar o marketing para advogados a seu favor.
Dessa forma, você aumentará a sua cartela de constituintes e permanecerá dentro da lei prevista. Acompanhe!
Proibições no marketing para advogados
Antes de entender quais são as possíveis ações a serem realizadas, é de suma importância conhecer o que a lei prevê em relação a publicidade no ramo judiciário e no marketing para advogados.
A grande questão é que o código não é muito claro, citando palavras como “discrição e moderação”, mas não especificando o que é considerado exagero.
Ou seja, torna-se necessário tornar o bom senso um senso comum, prezando sempre pela conduta não chamativa.
Para saber mais sobre o tema, pode-se ler os trechos:
- CED (Código de Ética e Disciplina). Capítulo IV – “Da Publicidade”. Art. 28;
- Provimento 94/2000 – “Dispõe sobre a publicidade, a propaganda e a informação da advocacia.” Art. 1º.
Marketing para advogados: criação de conteúdo
Tendo em mente que o marketing é legal e previsto por lei, mas com ressalvas relacionadas a frequência e austeridade, é preciso encontrar um caminho que entretenha o cliente. Nesse ponto, o marketing de conteúdo é primordial.
Esse tipo de divulgação se trata da criação de um conteúdo informativo e bem embasado, que transmita conhecimento e prove a qualidade do prestador de serviços.
Sendo assim, falar sobre temas como aposentadoria, divórcio e pensões (que são assuntos recorrentes) e suas devidas leis atrai os consumidores e os faz acreditar em seu serviço. O mais importante é que esse conteúdo seja de fácil compreensão, para que qualquer público, independente de idade ou nível de instrução, possa compreender.
As postagens podem ser realizadas dentro das redes sociais, blogs ou site do consultório.
Devem ser frequentes e abrangerem todo tipo de tema, para atrair públicos diferentes.
Call to action
Como o marketing de conteúdo é um pouco mais “pesado”, ou seja, traz conteúdo que deve ser lido e interpretado, é preciso também criar um Call to Action para que os leitores lembrem-se de seu consultório.
A Call To Action, em tradução literal, pode ser descrita como uma “chamada para ação”. É através dela que o público que, até então, está se encantando com seu conteúdo, perceberá que pode procurar seus serviços.
Como a lei do marketing para advogados prevê que a publicidade deve ser moderada, evite expressões como “compre, adquira ou procure”.
É mais interessante prezar pelo informativo, trazendo para o leitor o fato que seu escritório oferece aquele serviço e está a disposição para o atendimento.
Marketing para advogados: aposte na constância
Quando se trata de internet, é preciso entender que o fluxo de informações é muito grande. Cada vez que abrimos nossas redes sociais vemos em média 10 postagens de pessoas diferentes. Se elas não tiverem um diferencial, com toda a certeza nos esqueceremos do dono do conteúdo.
Sendo assim, apostar na constância é a chave para ser notado. Ter uma página ativa é fundamental para ser alavancado pelo próprio algoritmo e ser notado pelos consumidores. Dessa forma, uma postagem por dia e na hora certa é o suficiente.
É preciso lembrar que a lei do marketing para advogados também trata sobre frequência. Ou seja, mesmo que seu conteúdo não seja agressivo, ele deve ser moderado, para que não transmita ideias de “desespero”.
Marketing para advogados: crie uma identidade visual
No meio da internet, principalmente nas redes sociais, tudo é muito visual. Índices apontam que pessoas costumam dar mais atenção a postagens que incluem uma imagem ou vídeo, ignorando aquelas que são compostas apenas por textos.
Com base nisso, torna-se fundamental a criação de uma identidade visual para o perfil do consultório. Através dela os usuários reconhecerão seus posts e criarão uma relação de familiaridade com sua página. Isso fará com que, a partir do momento que seu conteúdo for relevante a ele, a leitura de tudo que for postado torna-se automática.
No entanto, é preciso ter algumas precauções com a identidade visual criada.
Nos artigos previstos pela OAB citados anteriormente é possível encontrar restrições como:
- É permitido o uso de logotipos, mas têm de ser compatíveis com a sobriedade da Advocacia;
- Não é permitido utilizar cores extravagantes na placa de identificação; do escritório. As cores devem ser “discretas e moderadas”.
Ou seja, a identidade visual criada para o escritório deve ser compatível com as leis estabelecidas. Priorize as cores claras, utilizando ícones discretos.
Marketing para advogados: ofereça todo tipo de conteúdo
Para que a cartela de clientes aumente, é preciso ter uma página relevante nas redes sociais. Isso só será possível com a ajuda do algoritmo, que te impulsionará ao perceber a atividade constante e conteúdo relevante postado.
Para isso, lembre-se de criar todo tipo de conteúdo e não se prender apenas nos textos e imagens.
Redes como o Facebook e principalmente o Instagram são ótimas para ganhar seguidores, por exemplo, oferecem as opções de conteúdos para o feed de notícias e também para os storys. Sendo assim, mantenha ambos ativos e relevantes ao público.
Além disso, também é importante criar links entre todas as suas redes. Dessa forma, quem te acompanha no Facebook, conhecerá seu Instagram, sua página no Youtube e o seu site.
Assim, quando precisar de serviços jurídicos, seu consultório será o primeiro nome a vir à mente.
Entender o que pode ser feito no marketing para advogados é fundamental para o crescimento de um escritório e para o sucesso do negócio. Sendo assim, comece hoje mesmo a leitura dos códigos citados e a criação de conteúdo para seu público!